Desculpem! eu não tenho todos os diagramas de algumas imagens... não tenho as medidas... não escrevo mais neste blog, só não retirei do ar porque sei que muita gente gosta dele, tenho 300 visualizações por dia . Obrigada Origamigos!

domingo, 12 de abril de 2009

A ARTE DO ORIGAMI DOBRANDO E DESDOBRANDO TALENTOS

Ori significa papel e kami significa dobrar, portanto origami é a arte de dobrar papel. Arte vem de artus que significa fazer bem feito, com perfeição e excelência. É um ato de organização estética e de domínio do conhecimento, e cria impacto de excelência e de inovação criativa.
Fazer as coisas com arte significa colocar amor ao que se está fazendo, pois este ato leva a colocar magia naquilo que se faz.
O uso das mãos e dedos é considerado por estudiosos, ser de grande importância para o desenvolvimento das percepções cerebrais, porque estimula e realiza novas conexões entre os neurônios, traçando novos caminhos.
Aprende-se muito com o tato e a sua coordenação com a visão e os outros sentidos, estimula a estética, a habilidade social, a criatividade, por ser uma atividade rica em possibilidades inovadoras.

A arte do origami contribui para:
- estimular e melhorar a capacidade de concentração
- desenvolver a coordenação motora fina
- melhorar a destreza manual e a paciência
- reduzir o estresse
- melhorar a visão espacial
- auxiliar na área de geometria e outras


Algumas pesquisas mostraram que a prática do origami na educação de crianças e de adultos ajuda no desenvolvimento de habilidades :

• comportamental – através de movimentos repetitivos, o aprendiz deve observar e ouvir com atenção as instruções do facilitador, e executá-las com qualidade e carinho, sendo que o sucesso do trabalho depende muito do executor, mostrando a importância do auto controle no trabalho, desenvolvendo o pensamento intuitivo
• trabalho em equipe – o ato de dobrar um quadrado ou retângulo de papel, transformando- o em uma figura tridimensional como, por exemplo, o pássaro da felicidade é um exercício importante para movimentar o raciocínio espacial e obter a simetria. Observando o trabalho do outro e ajudar o colega nas dobras é auxiliar na importância do trabalho em equipe.
A arte do origami é, portanto, uma atividade criativa que transmite curiosidade e alegria e finalmente leva a o executante a ter orgulho e satisfação diante da obra concluída.O maior encanto pessoal com a arte do origami é o seu poder de transformação - com materiais simples e baratos pode-se criar e inovar produzindo objetos encantadores.
Ao mesmo tempo em que se desenvolve a comunicação nas relações e a motivação criativa, que surge da compreensão da possibilidade de gerar novas idéias e da crença no potencial criativo do ser humano.

Partes do Texto: A ARTE DO ORIGAMI DOBRANDO E DESDOBRANDO TALENTOS
Autora: Regina C. Drumond


Veja este vídeo:
Criado em memoria de Kihachiro Onitsuka (1918-2007) pela Asics.



Valéria P.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita deixe um comentario............